Cersul encerra Projeto de Eficiência Energética com grande espetáculo

Cersul encerra Projeto de Eficiência Energética com grande espetáculo

A cooperativa celebrou o sucesso do projeto que percorreu as escolas municipais e estaduais de sua abrangência, tornando-se referência no Estado.

 

Na noite desta segunda-feira(26), mais uma vez a Cersul – Cooperativa de Distribuição de Energia de Turvo e região surpreendeu seus associados e comunidade em geral, trazendo para o encerramento do projeto de Eficiência Energética o grande espetáculo com o grupo artístico paranaense Espaço Sou Arte.

Mais de mil e trezentas pessoas assistiram, se divertiram e deram muitas risadas durante o evento. As crianças interagiram com os artistas que apresentaram um espetáculo com grandes performance, malabares audaciosos e muito colorido e glamour nos figurinos.

Presidente da Cersul Everton Aldir Schmidt celebrou o sucesso do  projeto social de Eficiência Energética na presença de prefeitos, secretárias de educação, diretoras, professoras, diretoria da Cersul, diretores da Satc, alunos e associados. O projeto é referência no Estado e percorreu durante todo ano as escolas municipais e estaduais dos cinco municípios que a cooperativa atua integralmente que são eles: Turvo, Meleiro, Morro Grande, Ermo e Timbé do Sul.

“Em nome de minha diretoria estou muito feliz pela realização deste projeto e todos resultados que alcançamos. Foi muito bonito ver as crianças entendendo e cobrando por mais economia em suas casas e na escola. Encerramos mais uma etapa com a certeza que conseguimos contribuir com as comunidades que atuamos, e assim também incentivar muitas pessoas com a referência que o projeto se tornou”, destaca o presidente.

O projeto

A casa eficiente construída em um container, e mostrou as formas de economia de energia. Durante o tempo que a casa esteve nas escolas, professores e alunos desenvolveram atividades que permitiram o contato com soluções tecnológicas voltadas para eficiência energética em suas residências. Também receberam material didático e toda o acompanhamento da equipe de profissionais da Satc, que foi a parceira da cooperativa no projeto.

Os alunos de ensino médio também elaboraram uma redação sobre eficiência energética e sustentabilidade em seu dia a dia e os alunos do fundamental I  criaram desenhos com esta abordagem.

A Cersul levou educação sobre o uso correto de energia à 3,5 mil alunos de 6 à 14 anos das redes públicas e municipais, e mais 200 professores que foram capacitados. A casa foi preparada especialmente para receber as turmas de 17 escolas dos cinco municípios que a Cersul abrange integralmente.

Para secretária de Educação de Morro Grande, Aline Coral o projeto trouxe informação e conscientização do correto uso da energia. “Foi muito positivo, após o projeto, os alunos passaram a tomar muito mais cuidado com as lâmpadas acessas, ar condicionado ligado e até mesmo a monitorar o consumo em suas casas. O evento de encerramento do projeto só veio abrilhantar ainda mais. Foi uma noite linda, repleta de arte, cultura e lazer. A educação é grata pela parceria com a Cersul, e torcemos para que nos próximos anos esta mesma parceria continue”, elogia.

Na noite do encerramento as escolas foram premiadas, com um data Show pelo empenho e dedicação na realização do projeto, e na economia de energia na fatura da instituição.

Escolas que participaram do projeto e receberam a premiação:

Escolas de Timbé do Sul

Escola Municipal Frei Modesto;

EEB Timbé do Sul

Escolas de Turvo -

Escola Municipal Professor Celso Marcon;

Escola Educação Basica Municipal Laurita Manfredini Bristot

Escola Municipal Sao Braz;

Cei Professora Maria Das Dores Cordeiro Angeloni;

Escola Municipal Sao Luiz;

EEB Joao Colodel;

EEB Morro Chato;

EEB Jorge Schutz

Escolade Meleiro -

EEBM Prefeito Luiz De Pelegrini;

EEBM Inês Tonelli Napole EEB

EEBM Prefeito Luiz de Pelegrini

Escolas de Ermo -

EEBM Joao Moro;

EEB Pedro Simon

Escolas de Morro Grande -

EMEF Prefeito Dário Crepaldi;

EEB Ana Machado Dal Toé

 

Ass. Imprensa Cersul

Aline Somariva