Cersul alerta sobre a alta no consumo de energia

Cersul alerta sobre a alta no consumo de energia

Com a chegada do verão, o aumento no consumo de energia é inevitável. O consumidor muitas vezes acaba confundindo aumento de consumo, com aumento da tarifa. No caso da Cersul, o reajuste tarifário acontece apenas uma vez ao ano, sempre em setembro.

Em muitos casos o aumento na conta de luz se deve, em grande parte, ao maior consumo de energia registrado nos últimos meses, especialmente pelo uso de equipamentos eletrônicos, como o ar condicionado, em períodos de temperatura elevada.

 

O que o consumidor não pode esquecer é que as cobranças de ICMS, tributo arrecadado é repassado para o Governo Estadual, e a COSIP, taxa de iluminação pública arrecadada e repassada para a Prefeitura Municipal, são definidas a partir de uma tabela classificada pela faixa de consumo. Para você entender melhor, o ICMS é calculado da seguinte forma: os primeiros 150 kWh consumidos tem uma taxa de 12%, qualquer consumo acima disso é calculado com percentual de 25%. Já a COSIP tem uma tabela que define o valor da taxa baseada na quantidade de kWh.

Uso consciente
E outra dica básica, porém, já dita inúmeras vezes, é o uso consciente. Desligar o que não está sendo usado ou reduzir o tempo de uso é o primeiro passo para quem realmente quer começar a economizar energia. Lembre-se, você poderá ter total controle sobre o seu consumo. Existem diversas formas de acompanhar o uso dos kWh, saber os horários de maior consumo e, desta forma, adaptar seus hábitos para reduzir o valor da fatura.