SETEMBRO AMARELO

SETEMBRO AMARELO

Todos os anos, o suicídio aparece entre as 20 principais causas de morte no mundo, para pessoas de todas as idades. 32 brasileiros morrem por dia vítimas do suicídio. Só ele é responsável por mais de 800.000 mortes - o que equivale a um suicídio a cada 40 segundos. Toda vida perdida representa um parceiro, um filho, um pai, uma mãe, um amigo ou um colega de alguém, e para cada suicídio, aproximadamente 135 pessoas sofrem intensamente.

O suicídio é um fenômeno complexo, de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.

Mas ele pode ser prevenido! Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo. Todos podem ajudar na prevenção ficando atento aos sinais, oferecendo apoio e informando de forma responsável.

O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade deste comportamento no Brasil e em todo o mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

 
O Centro de Valorização da Vida (CVV) é a organização responsável pelo atendimento no disque 188, com ligação gratuita para todo o Brasil que pode ser feita de telefone fixo ou celular, de qualquer município do país.
 
Se a dor for sua, saiba que você não está sozinho! E se a dor não for sua, não chame de drama. 
 
A informação e o conhecimento podem salvar alguém, e a vida é uma responsabilidade de todos!
 
10 de Setembro - Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio