Resultados positivos em pesquisa de qualidade

Resultados positivos em pesquisa de qualidade

A CERSUL (Cooperativa de Distribuição de Energia) ficou em 6º em Santa Catarina (de um total de 26 participantes) e em 15º no Brasil (de um total de104) no “Prêmio Aneel de Qualidade 2020”. A pesquisa IASC é feita pela ANEEL com uma amostra dos consumidores residenciais de cada distribuidora de energia e avalia a qualidade da prestação do serviço.


O índice geral das permissionárias no Brasil foi de 68,90, sendo que a nota geral da CERSUL foi de 77,10 (de 100) nesta última pesquisa. O presidente da CERSUL, Jonnei Zanette (Nei), credita este desempenho positivo a equipe de funcionários qualificados. “Mesmo em meio a um período que vivemos situações adversas, como ciclone-bomba e pandemia, o trabalho em conjunto com dedicação e empenho refletiu nesta pesquisa, que mede a satisfação dos clientes quanto ao atendimento. Parabéns aos nossos profissionais!”.


No comparativo das pesquisas anteriores, os reflexos são positivos. Entre as permissionárias no Brasil, a CERSUL avançou uma posição, de 15º para 14º, mesmo tendo ampliado o número de permissionárias em atuação. Antes eram 38 e agora 51 atuam. Entre permissionárias e concessionárias, os gráficos também indicam uma média representativa de excelência em qualidade no atendimento. Houve baixa dos índices de forma geral no país, o que tende a ser reflexo do período conturbado em meio a uma pandemia de saúde.
A PESQUISA: O prêmio é realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) com objetivo de destacar as distribuidoras mais bem avaliadas, desde que alcançado o escore mínimo de 60 pontos na pesquisa. Os índices são resultantes de pesquisa de opinião encomendada pela ANEEL junto a consumidores residenciais em todo o Brasil.


Foram ouvidos 29.611 consumidores residenciais de 104 distribuidoras entre 17 de novembro de 2020 e 12 de fevereiro deste ano em 625 municípios em todo o Brasil. As questões abordaram o nível de satisfação do consumidor de forma geral, qualidade do fornecimento de energia e de serviços prestados, atendimento e confiança na distribuidora.