Organização estratégica reflete no atendimento

Organização estratégica reflete no atendimento

Para propiciar um trabalho eficiente e ágil aos cerca de 18 mil associados, a Cersul (Cooperativa de Distribuição de Energia) mantém uma frota com mais de 30 veículos. Com atendimento a maior rede entre as cooperativas do estado de Santa Catarina, a organização estratégica é fundamental para manter o atendimento com resultados positivos.


Atualmente são 34 veículos, entre caminhões, camionetes, carros e motos. Destes, são cinco caminhões grandes equipados no atendimento a construção e manutenção de redes. O presidente da Cersul, Jonnei Zanette, explica que cada um se faz necessário para cumprir com objetivo de fazer com que os associados tenham satisfação em integrarem a Cersul, além de os funcionários terem condições de executar o serviço com segurança. “Temos setores operacionais, técnicos e administrativos, com escritórios em várias cidades. Para que funcione o atendimento, é preciso que haja as condições adequadas. Temos uma extensão grande de redes de energia elétrica, em um território com bastante estradas rurais. É preciso estar capacitado para atender as demandas. O Conselhode Administração sempre analisa a melhor estratégia de atingir aos propósitos do melhor atendimento”.

O responsável pelas frotas, Heládio Pazini, pontua que todos os veículos são controlados e cuidados via sistema. “Há uma preocupação desde a manutenção, até a sua localização. Cada saída é mapeada e isto facilita todo o processo de logística e atendimento. Podemos maximizar os serviços e manter a frota bem cuidada. Dentro da própria cooperativa possuímos recursos importantes para a manutenção dos veículos. Cuidamos da manutenção preventiva, com trabalho desde a lavação, lubrificação, troca de pneus e revisões, por exemplo, como com a manutenção corretiva, que é quando acontece problemas como quebrar”, relata Pazini.


O presidente explica que os processos são analisados a fim de aprimorar a organização. “O trabalho cooperativista prima por detalhes em prol de todo o sistema, associado e funcionário. Zela pelos equipamentos e infraestrutura”. Nei lembra que os reflexos do atendimento podem ser vistos nos resultados da pesquisa de qualidade realizada pela ANEEL, na qual a Cersul ficou em 6º lugar em Santa Catarina (de um total de 26 participantes) e em 15º no Brasil (de um total de 104) no “Prêmio Aneel de Qualidade”.