Rede compacta está em construção em Meleiro

Rede compacta está em construção em Meleiro

Um investimento de cerca de R$ 600 mil é realizado pela CERSUL (Cooperativa de Distribuição de Energia) para a melhoria da rede em Meleiro. Para atender melhor ao consumidor, a rede no Centro foi substituída por uma rede compacta e feito ainda um reforço na rede de média tensão com o acréscimo de um novo alimentador passando pelo centro, possibilitando futuros pontos de manobra da rede.


O supervisor técnico, Tiago Elias dos Santos, e o engenheiro eletricista, Alvaro Coelho Bratti, explicam que a rede compacta costuma ser mais utilizada em áreas urbanas, por suas características diferenciadas, em que os cabos são protegidos e evita-se desligamentos por contatos indiretos, como a vegetação. “A rede tem uma proteção o que gera menos desligamentos pelos contatos, como a proximidade de árvores ou pássaros, e assim torna-se mais constante o fornecimento de energia elétrica”, explica Tiago. Acrescenta que neste serviço no centro de Meleiro também será efetuada a troca da rede de baixa tensão para cabos multiplexados que também possuem uma camada de isolação e ocupa um espaço menor, o que deixa a estética mais bonita para a área central urbana.


Alvaro complementa que a análise técnica de investimento desta rede nas áreas centrais é relacionada além da estética com a quantidade de consumidores. “Caso haja uma interrupção no fornecimento, são muitas unidades consumidoras sem energia elétrica. Poucos minutos de interrupção no fornecimento de energia elétrica traz bastante prejuízos”, analisa.


A rede possui cerca de dois quilômetros de extensão e uma segunda rede de média tensão propicia ainda mais segurança no fornecimento de energia.
O presidente da CERSUL, Jonnei Zanette (Nei), ratifica o compromisso da cooperativa em dar atendimento de qualidade a todos os consumidores e fazer a análise técnica para os melhores investimentos.


A rede de alta tensão foi finalizada neste domingo. Os trabalhos concentram-se agora na rede de baixa tensão.