CERSUL  realiza plantio de árvores nativas

CERSUL realiza plantio de árvores nativas

A CERSUL (Cooperativa de Distribuição de Energia) efetuou o plantio de um mix de mudas de árvores nativas após efetuar uma melhoria de rede. Foram plantadas mudas frutíferas e não frutíferas na beira do rio Jundiá na comunidade de Morro Azul em Timbé do Sul.

O gestor de qualidade da CERSUL, Giovane Scardueli Martins, conta que foram plantadas mudas de caroba, araçá, camboatá e cortiça em uma área de 3 x 10 metros. O plantio ocorreu para recuperação de área de preservação permanente em beira de rio, também chamada de mata ciliar. A escolha das mudas ocorreu em virtude de serem espécies propícias a serem usadas em recomposição florestal. “Entre outros benefícios, a mata ciliar contribui para evitar a erosão das margens e o assoreamento do rio”.

Para alterar a rede elétrica e fazer a melhoria, foi feito um licenciamento ambiental para retirar dois grandes eucaliptos que estavam na mata ciliar. Pela proximidade com a rede de energia e possibilidade de queda foram cortados e como medida compensatória ocorreu o plantio das mudas nativas. “Era uma área em que não havia mata ciliar e agora terá um meio ambiente mais equilibrado”, observa Scardueli.

O presidente da CERSUL, Jonnei Zanette (Nei), enfatiza o compromisso da cooperativa com a legislação.