Alunos se informam sobre vegetação próxima da rede

Alunos se informam sobre vegetação próxima da rede

Alunos da 5ª série, matutino e vespertino, da Escola de Educação Básica Municipal Inês Tonelli Nápoli, de Meleiro, estiveram no escritório da CERSUL (Cooperativa de Distribuição de Energia), em Meleiro, para saber mais sobre poda e redes de energia elétrica.

O supervisor operacional, Jerri Adriani Fernandes, e a atendente comercial, Morgana Dumke, recepcionaram a professora Jadna Pasini Martinello com os grupos de alunos nos dois períodos.

“Durante as aulas, surgiram questionamentos. Procuramos a CERSUL para que eles mesmos pudessem sanar as dúvidas sobre suas preocupações de como ocorre quando as árvores estão próximas da rede elétrica, quem realiza este corte, como ele é feito. Ouvir de quem é especializado e treinado agrega muito. Agradecemos ao Jerri que explicou muito bem e compartilhou informações”.

A legislação prevê que o proprietário do terreno por onde passa a rede elétrica respeite a distância prevista na  Lei nº 17.588 de outubro de 2018, que estabelece  limites para o plantio de árvores exóticas e nativas próximo à rede de distribuição de energia elétrica. Deverá  ser respeitada uma distância de 7,5 metros para ambos os lados, quando for vegetação nativa e 15 metros para ambos os lados no  plantio de espécies exóticas (eucaliptus e pinus).Respeitando essa distância adequada entre a vegetação e a rede elétrica evitam-se vários riscos como nos dias de ventos e tempestades em que galhos de árvores podem cair sobre a rede provocando curto-circuito e consequente interrupção do fornecimento de energia.  

Em qualquer situação onde possa ocorrer contato de árvores e/ou próximo a rede elétrica, é preciso que o associado avise a CERSUL. Os profissionais técnicos visitarão o local para constatar se há necessidade de poda ou extração das árvores, sendo que esta atividade só pode ser realizada por pessoal habilitado e treinado, pois apresenta risco de acidentes. A CERSUL possui equipe técnica habilitada e capacitada para a execução, realizando a poda ecológica na vegetação. Esse tipo de poda evita que a árvore seja prejudicada e dessa forma contribui para a preservação do meio ambiente.

A professora Jadna conta que os alunos também queriam conhecer o presidente da CERSUL, e tiveram a oportunidade conhecer Jonnei Zanette no evento que houve no Pavilhão do Arroz sobre o projeto Amigos da Natureza.

Para o presidente Nei, é sempre importante recepcionar a comunidade e sanar as dúvidas, pois através da informação se constrói uma sociedade melhor.