Associados auxiliam para manter rede segura

Associados auxiliam para manter rede segura

A equipe de Limpeza de Rede da CERSUL (Cooperativa de Distribuição de Energia) atuou nesta segunda-feira (27) na comunidade de São Peregrino, em Turvo, às margens da rodovia SC 108. O trabalhou contou com retroescavadeira para auxiliar na demanda.

O associado, Ildefonso Scarabelot, achou importante seguir a recomendação da cooperativa para manter a rede de energia elétrica segura. Em frente à sua propriedade passa uma rede tronco e a linha 69kV. “Estamos aqui para ajudar e sabemos que não podemos executar o serviço sozinhos, porque pode causar um prejuízo maior. Além da rede correr risco é próximo da rodovia e pode interromper a via”.

O presidente da CERSUL, Jonnei Zanette, corrobora com o associado. “Temos equipe especializadas para efetuar o serviço, portanto em caso de proximidade de árvores da rede de energia é preciso agendar o serviço da cooperativa. As maiores causas de interrupção no fornecimento de luz atualmente são por árvores próximas que durante os temporais caem e danificam a rede, por isto a necessidade do serviço”.

Se em caso de vento um eucalipto caísse sobre a rede nesse local, poderia deixar cerca de 6 mil Unidades Consumidoras (UCs) sem energia, por exemplo.

O engenheiro ambiental, Giovane Scardueli Martins, descreve que os casos são analisados e visto se há necessidade de haver poda ou supressão das árvores. A legislação prevê que o proprietário do terreno por onde passa a rede elétrica respeitem a distância prevista na  Lei nº 17.588 de outubro de 2018, que estabelece  limites para o plantio de árvores exóticas e nativas próximo à rede de distribuição de energia elétrica.

Recomenda-se, conforme legislação vigente, respeitar uma distância de 7,5 metros para ambos os lados, quando trata-se de plantio de espécies coníferas e 15 metros para ambos os lados no plantio de espécies folhosas.