Pesquisa mede satisfação do consumidor

Pesquisa mede satisfação do consumidor


Consumidores da CERSUL (Cooperativa de Distribuição de Energia) de Turvo, Meleiro, Timbé do Sul e Maracajá serão entrevistados para o Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC) 2022, calculado anualmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) desde 2000, para retratar a avaliação sobre as distribuidoras.
O presidente da CERSUL, Jonnei Zanette (Nei), observa que o principal objetivo da pesquisa é estimular a melhoria contínua dos serviços. As informações obtidas também auxiliam a Agência na identificação das empresas que devem participar de um plano de ajustes e correções de procedimentos, além de integrar o mecanismo de incentivo na política tarifária definida pela ANEEL. “Dentro destes municípios, uma amostra de nossos associados será entrevistado. A participação é muito importante nesta pesquisa que tem por objetivo avaliar, a partir da percepção dos consumidores, da sua opinião, o grau de satisfação com os serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica”.
Em 13 de junho de 2022, a ANEEL prorrogou o contrato da empresa Qualitest Inteligência em Pesquisa para a realização da coleta de dados junto a consumidores de energia elétrica de 28.965 residências de 618 municípios de todo o país. Embora nem todos os 5.570 municípios brasileiros recebam a visita dos entrevistadores, a dinâmica do sorteio dos municípios contempla uma amostra que alcança consumidores de todas as 105 distribuidoras concessionárias e permissionárias de energia elétrica do país.
A coleta de dados nos domicílios (presencial) dos municípios sorteados está prevista para o período de 5 de julho a 5 de outubro de 2022. Os profissionais da Qualitest devem estar identificados com crachá com foto e em virtude da pandemia seguem todas as cautelas sanitárias recomendadas, tais como uso obrigatório de máscara, distanciamento e uso de álcool em gel.