Estudantes de terceiro ano do ensino fundamental de Turvo, Meleiro, Ermo, Morro Grande e Timbé do Sul participaram do projeto Terra Fértil – aprendendo a compostar e foram convidados a participar de um piquenique literário para confraternização das 13 escolas participantes e fechamento do projeto socioambiental da CERSUL em 2023.
A contadora de histórias, Marksa Beterli da Silva Molgaro, contou com a participação especial de Maloca, a minhoca, para falar sobre compostagem com os estudantes, que foram recepcionados no Centro de Eventos Prof.ª Iria Angeloni Carlessi, em Turvo. Devido a chuva, o evento que ocorreria ao ar livre em Morro Grande precisou ser transferido, mas com a magia e participação das escolas cumpriu com seu objetivo de integrar e motivar aos participantes para seguirem a técnica de compostagem para ajudar na construção de um mundo com mais qualidade de vida, baseado em que cada um precisa ser cooperativista e pode/deve fazer a sua parte.
A coordenadora de projetos da CERSUL, Camila Zanette Cirimbelli, observa que o dia ainda teve o piquenique, brincadeiras e ainda a entrega da revista infantil de número 4 da CERSUL, que neste ano ganhou formato de livro. “Ao longo de três meses trabalhamos o tema compostagem nas escolas e agora foi momento de celebrar com todas as turmas por participarem e receberem nossa mensagem de cooperação com mundo”.
O presidente da CERSUL, Andrei Magagnin, agradece a cada participante do projeto e enfatiza o compromisso social que a cooperativa possui com seus associados.
No desenvolvimento do projeto participaram ainda o engenheiro ambiental da CERSUL, Giovane Scardueli Martins, e as profissionais da Ecoa Ambiental, a engenheira ambiental e sanitarista, Gabriela Pessi, e as biólogas Eduarda Fraga Olivo e Amanda Morgerot Aguiar.