Aluno de Morro Grande é sorteado no projeto CERSUL na escola
A CERSUL (Cooperativa de Distribuição de Energia) realizou o aguardado sorteio do projeto "CERSUL na Escola" para as turmas de sexto ano que participaram de palestras educativas sobre a importância de manter uma distância segura ao plantar árvores próximas à rede de energia elétrica. O projeto, que tem como objetivo promover a conscientização ambiental e a segurança elétrica entre os jovens, premiou o aluno Josué Costa Nicoletti, da Escola Ana Machado Dal Toé, em Morro Grande com um notebook. Como parte do reconhecimento, toda a turma de Josué ainda foi contemplada com um passeio ao Parque Ecológico de Maracajá, que acontecerá em breve.
O sorteio foi um marco no encerramento da série de palestras ministradas pelo engenheiro ambiental da CERSUL, Giovani Scarduelli Martins, que destacou a importância de educar as novas gerações sobre os riscos e a segurança em relação ao plantio de árvores próximas das redes elétricas. Durante as palestras, os alunos aprenderam sobre as melhores práticas para o plantio seguro e sobre como essa atitude ajuda a prevenir acidentes, evitando que galhos e troncos se tornem riscos à integridade das redes elétricas e, por consequência, à segurança das comunidades. A educadora, Marksa Molgaro, também realizou atividades educativas.
Para o engenheiro ambiental que participou do projeto, a conscientização começa na escola, onde podemos formar cidadãos atentos ao meio ambiente e à segurança elétrica. “Com a participação dos alunos, esperamos que essa informação se dissemine e que a prática do plantio consciente seja uma realidade na nossa região."
O presidente da CERSUL, Andrei Magagnin, também comentou sobre a importância do projeto para o desenvolvimento sustentável e a segurança coletiva. Em depoimento, Andrei destacou que iniciativas como essa são fundamentais para formarmos uma geração mais consciente e responsável com o meio ambiente. É uma satisfação ver o envolvimento das escolas e o interesse dos alunos em aprender sobre segurança elétrica e sustentabilidade, temas que são essenciais para o bem-estar e o futuro das nossas comunidades.
As escolas participaram do sorteio que ocorreu na sede da CERSUL, na terça-feira, dia 12. Conforme a coordenadora de projetos educacionais/sociais da cooperativa, Camila Cirimbelli, a entrega do prêmio ocorrerá em Morro Grande, no sábado dia 23, quando a CERSUL abrirá as festividades de natal nos municípios. “O projeto CERSUL na Escola reflete o compromisso da cooperativa com a educação e a segurança, mostrando que ensinar desde cedo sobre o plantio consciente e seguro é fundamental para preservar o meio ambiente e garantir a segurança elétrica de todos. Agradecemos a toda comunidade escolar o carinho com que nos recebe. Todas as redações foram lidas e nos deixaram muito felizes com o feedback deste projeto”.