A Cersul recebeu a equipe auditora da DQS Brasil, responsável pela avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da cooperativa. A auditoria foi conduzida por Leila Mara Machado Babinski Ramos, auditora líder, e Afonso Sérgio de Sant’Anna Gomes, coauditor.
Durante o processo, entre os dias 20 e 21 de outubro, foram analisados documentos, procedimentos e evidências que comprovam a conformidade das práticas da cooperativa com os requisitos da norma ISO 9001, que visa à melhoria contínua e à eficiência na gestão.
Entre os pontos fortes destacados pela equipe auditora estão: O alto nível de provisão de investimentos, que tem gerado reflexos positivos no atendimento aos consumidores, com ações como ampliação e reforma de redes, construção de garagem e melhorias estruturais nas subestações.
Também foi destacado a implantação de novas tecnologias, como o projeto piloto de telemedição, e o uso de drone com câmera termográfica para monitoramento de redes e áreas de difícil acesso, promovendo maior segurança e precisão nas operações. Ainda o comprometimento da equipe da Cersul com o sistema de gestão, refletindo a busca constante pela conformidade e aprimoramento dos processos.
Ao final da auditoria, a equipe destacou a organização e o envolvimento dos colaboradores como fatores determinantes para o desempenho positivo da cooperativa.
O responsável pelo sistema de gestão da qualidade, Giovane Scardueli Martins, relata que próxima auditoria está planejada para o período de 19 a 22 de outubro de 2026, e será uma Auditoria de Recertificação, com foco em gestão de mudanças, riscos e oportunidades, filiais, subestação e operação.
O presidente da Cersul, Andrei Magagnin, reforça seu compromisso em manter um sistema de gestão sólido, pautado na qualidade, segurança e melhoria contínua, garantindo eficiência e confiabilidade no atendimento aos seus associados.